Sunday, May 16, 2010

Acompanhamento - Knödel (bolinho de batatas e especiarias)

O meu livro "Larousse da Cozinha do Mundo - Mediterrâneo e Europa Central" classifica essa receita como original da República Tcheca. Massss, alguns sites dizem que ela é alemã. O fato é que existem variações em todo o Leste Europeu e Europa Central.

Pouco importa de onde ela vem. O que importa é que ela agrada a todo mundo. Sim, posso generalizar. Afinal, quem não gosta de batatas? Se, "ao vencedor, as batatas" será que quando eu vencer, posso recebê-las em forma de Knödel?

Além de tudo, a receita é muito facinha. Você começa em um purê, aí brinca de brigadeiro, cozinha que nem nhoque (e minha mãe disse que parece nhoque, mas mais gostoso - oba!) e pronto!

Vamos à receita:

Knödel (Bolinho de Batatas e Especiarias)


Ingredis: 
- 500g de batatas 
- 150g de farinha de trigo
- 150g de mangeiga
- 1 maço de salsinha
- 1 maço de cebolinha
- 1 bulbo de erva-doce (opcional)
- 4 colheres de sopa de óleo de papoula (eu usei azeite de oliva e ficou ótimo mesmo assim)
- 1 pitada de noz-moscada
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: 
Corte as batatas em pedaços menores, para facilitar o cozimento. Cozinhe em água fervente salgada durante 20 minutos. Não, não precisa ser na pressão. Assim que elas estiverem molinhas, tire da água e passe em água fria, para resfriar um pouquinho e parar o cozimento. Amasse-as com um garfo (santa paciência!) ou com um espremedor de batatas enquanto elas ainda estiverem mornas. Em uma vasilha, junte o purêzinho com a farinha, noz-moscada, sal e pimenta.

Derreta a manteiga em uma panela e coloque seu purê ali. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo médio. Mexa sempre para não queimar o fundo. Coloque todas as ervas picadinhas e misture. Parece uma quantidade enorme de ervas. Mas é pra ficar assim mesmo! Tire o purê da panela e deixe esfriar um pouquinho.

Agora você vai brincar de brigadeiro. Molhe suas mãos um pouco para não grudar. Os bolinhos devem ser razoavelmente grandes, se você fizer pequenos demais, vão desmanchar. Faça tipo do tamanho de um par de meias enrolado - suas, e não do seu namorado - ou da sua namorada, para os meninos. Coloque suas pelotinhas em 3L de água fervente salgada. Deixe em fogo médio por aproximadamente 20 minutos. Mas fique sempre por perto, pois se passar do ponto, suas bolotas vão se desmanchar e sua comida vai virar purê.

Atenção: o modo de fazer é simples. Só ficou comprido porque eu me estendi em meus comentários. :P

Bon appétit!

Dicas: prometo um post sobre cozimento de batatas. Achei várias infos interessantes no livro "O homem que comeu de tudo" e vou dividir com vocês. :) 

4 comments:

Blog do chef alemão Heiko Grabolle said...

O título do seu blog é ótimo!
Muito legal, e ainda honrado com uma receita alemã...

Nos adoramos Knödel na Alemanha, existe diversas formas de receitas, por exemplo com batata crua, batata cozida, batata crua e cozida, etc... mas nunca serve se sem molho! Isso é fundamental para os Knödel.

Se precisares algo da cozinha alemã, estou a sua disposição.
Abraços,
chef alemão Heiko Grabolle.

Fuxicando Sobre Artes said...

Oi Dani, como ainda estou sentido todo o paladar europeu, posso te dizer que as batatas são um dos principais itens nos cardápios, seja na Alemanha, República Tcheca ou na Holanda, ôoo pessoalzinho para gostar de batatas. rss
Confesso que fiquei um tempo sem elas, mas com essa receita, logo logo estarei na cozinha novamente, parece deliciosas e fácil de fazer.
beijinhos e obrigada pela dica!

giu said...

Minha vó é austriaca e meu vô alemao, ela sempre fez para mim, porem com recheio de queijo fresco e molho de manteiga derretida quase que queimada em cima!!!!!

Ela ate hoje diz que essa é a receita original, que com o passar dos anos foram incrementando, colocando outros tipos de molho e ate tiraram o recheio!!!

Mais adorei a dica e vou tentar fazer assim pra ver como fica!! beijos

Anonymous said...

olá, primeiramente queria lhe dar os parabéns pelo seu blog eu AMEI sua vontade e sua animação. Nessa receita eu adicionaria só mais uma coisinha, não dizendo que ficou ruim, muito pelo contrario estava ótimo, mas se me permite dar a dica quando for fazer os "knodels" colocar um pouco de paprica doce e picante....fica muito bom e recomendo a todos
Obrigado
Sucesso