Monday, May 10, 2010

Sopa/Creme de Batata Salsa com Frango

Do caderno de receitas da mamãe, essa receita veio parar aqui. O frio chegou e nada como preparar uma sopinha no final do dia. Na verdade, procurei essa receita porque meu namorado tirou o ciso essa semana, e ficou uns dias só tomando sopa. Eu tomava quentinha, e ele esperava esfriar. Pecado!

Agora tá frio, dá pra aproveitar pra fazer mil sopas. Nham! Veja lá:

Creme de Batata Salsa com Frango




Ingredis:
- 500g de batata salsa
- 1 peito de frango pequeno (ou coxa e sobrecoxa, se preferir)
- 1/2 cebola em cubinhos
- 2 dentes de alho picados
- Creme de leite fresco (opcional)
- um ramo de salsinha
- manjerona
- sálvia
- caldo de frango (feito em casa ou o clássico água+tablete)
- sal e pimenta do reino a gosto


Modo de fazer:
Corte o peito de frango em pedaços e refogue em uma frigideira/panela com sal, cebola e alho.

Em uma panela, coloque as batatas descascadas e cortadas em pedaços e o frango. Coloque o caldo de frango para cobrindo um pouco a mistura. (Se você prefere creme mais líquido, coloque mais água. Se prefere mais grosso, coloque menos água). Deixe até que a batata cozinhe e o frango comece a despedaçar.

Eu prefiro cremes rústicos, então, retiro a mistura e amasso a batata na mão, pra ficar pedaçudo. Nham! Mas, se você preferir, pode bater tudo (menos o frango) no liquidificador, para ficar um creme bem liso. Aí, coloque o frango desfiado (vai ter despedaçado durante o cozimento) e pronto.

Eu gosto de colocar creme de leite fresco para deixar o creme bem aveludado. Mas você não precisa colocar se não quiser. Se for colocar, a hora é agora! Só esquente mais um pouco o creme antes de servir (nunca ferva creme de leite!), pois o creme de leite vai esfriar um pouco o seu creme de batata salsa.

Adicione algumas folhinhas de sálvia e manjerona e finalize com sal e pimenta a gosto.Para servir, coloque um pouco de salsinha picada e queijo parmesão ralado por cima.

Bon appétit!

Dicas:

Dica 1: A maior parte das ervas deve ser sempre colocada na finalização dos pratos, pois são muito frágeis e perdem suas propriedades se cozidas por muito tempo. Quando colocada perto da hora de servir, o aroma de cada erva pode ser sentido muito mais.
Dica 2: Nunca ferva creme de leite!
Dica 3: Se você não tiver as ervinhas em casa, não se desespere! Pode fazer sem. O bom é ter sempre um estoque de cada erva em casa. O ideal é passar no mercado e comprar ervas frescas. Nham!
Dica 4: Receita de comida salgada não precisa ser seguida à risca. Por isso, invente! Você pode colocar outros ingredientes que gosta. Desde que combine, é claro. Com essa sopa, qualquer outro legume vai bem. Você também pode trocar o frango por uma carne macia cozida na pressão. Do it your way!

No comments: