Monday, March 8, 2010

Ano Novo, Vida Nova

De publicitária a cozinheira, como num passe de mágica. Sempre gostei muito da minha profissão. Mas, de repente, encontrei o grande amor da minha vida. Tava embaixo do meu nariz: no prato de comida.
O estágio na Banoffi ia muito bem, obrigada. E ia tão bem que meu trabalho na agência de propaganda começou a ficar ofuscado. Era um emprego super legal. Mas, como trabalhar no restaurante acabou ficando ainda mais legal, ficou difícil manter a calma durante o dia para esperar até a noite pra ir cozinhar.

O blog começou a me empolgar. Fui adiantando meus planos que eram só para o ano que vem ou metade do ano. E aí, como em outro passe de mágica, meu chefe da Banoffi me chamou pra ir trabalhar lá e largar tudo. TUDO.

Coraçãozinho disparado e eu fui. Gosto dessa de se jogar. Com tanta empolgação, meu tato não pode estar errado. Nem olfato e paladar. :)

Agora, faz 10 dias que eu ganhei uma praça. Sou a cozinheira da praça das panquecas e sanduíches. Como não tenho prática, o esforço é triplicado para conseguir fazer tudo rapidinho. Mas já está bem melhor.

Um exercício que meu chefe chef faz pra mim é o seguinte: Veja quanto tempo você demora para fazer X e tente reduzir esse tempo. É pra fazer correndo mesmo. Na hora que o restaurante tá tranquilo, nem precisa. Mas é bom estar treinada pra hora que o bicho pegar.

Você tem 3 horas para fazer 6 recheios para as suas panquecas. Ah, e preciso do dobro de quantidade. Avemariameudeusdocéu. Carne moída, mignon, frango, alho poró, salmão e rúcula com espinafre em proporções (g)astronômicas. Mal respirei, mas não consegui. Levei 4 horas, mas ele disse que tava ótimo.

Os desafios vêm acompanhados de milhares de perguntas. Estou na fase do “Por quê”. Mas meus colegas cozinheiros têm paciência. E acho que até gostam de ver alguém trabalhando com um interesse assim tão grande.

Mas só essas perguntas não fazem. Também estou na fase das experiências. “Posso tentar fazer não-sei-o-quê com não-sei-o-que-mais?” Olha, pode! Semana passada, fiz um prato formando a bandeira do Brasil. E hoje, em homenagem ao Dia da Mulher, vou fazer hambúrgueres em formato de coração e flor. Sem falar nos pratos à base de FLORES comestíveis. Delicious! (Se quiser saber mais sobre flores comestíveis, leia o post)

E lá vou eu, pela estrada afora, nesse mundo culinário. Um bosque cada vez mais denso. E olha que dessa vez, acho que não tem mais volta! :)

No comments: