Monday, March 8, 2010

Rapidinhas - Crumble! Crumble! Crumble!

A pequena chapéuzinho vermelho colhia frutinhas para a vovózinha. CERTEZA que a vovó fazia crumbles pra ela. Se ela tivesse oferecido para o lobo mau, o crime dos contos de fada nunca teria ocorrido.

Frutas, pra que te quero! Ah, adoro! Fresquinhas são ótimas. E depois, não precisa jogar no lixo. Faz crumble (leia crâmbou). É super gostoso e fácil demais!

Ontem, fui fazer um piquenique à la Chapéuzinho vermelho com minhas amigas, com direito a cestinha com pano xadrez e tudo. Cheguei do restaurante às 17h15 e tinha marcado com elas às 18h no parque. Eu bem queria fazer um bolinho, mas não ia dar tempo de assar. Solução rápida e prática: crumble.

Peguei umas bananinhas que tavam começando a ficar passadas, amassei, coloquei no fundo da travessa (Não precisa nem untar, vejam só que maravilha!) e fiz a farofinha doce pra colocar em cima. Enquanto o prato estava no forno, corri pro banho pra me arrumar. E aí, às 17h45 estava saindo pronta e com cestinha de piquenique cheia na mão.

Como faz? Fácil demais. Veja lá.

Fruit Crumble

Ingredis:
- Frutas! Minhas preferidas são com maçã ou banana ou amoras. Mas pode usar qualquer uma.
- 70g de açúcar
- 70g de farinha de trigo
- 50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

:Modo de fazer:

Frutas:
Basta picar para usar como base. Não precisa nem untar a fôrma! Se for banana, pode só amassar e jogar no fundo da travessa. Se for amora, pode só colocar no fundo da travessa e dar uma mini-esprimida para sair um pouco do suco. Se for maçã, corte em pedaços pequenos - demora mais com maçã! Eu prefiro cozinhar ela na panela e colocar já o purê da fruta na base do crumble. Basta colocar as maçãs picadas e meio copo de água apenas para não queimar no começo. Depois, ela solta água e cozinha em seu próprio caldo.

Farofa doce:
Simples demais! Basta juntar a farinha, o açúcar e a manteiga em um recipiente e misturar com as mãos. Vai mexendo para "dissolver" a manteiga e grudar na farinha e no açúcar. Muito fácil. Quando virar farofinha, pare de mexer, senão vai virar uma pasta e perde-se o ponto!

Basta colocar as frutas na base e a farofa em cima. A proporção frutas X farofa doce depende do seu gosto. Eu adooooooro a farofa, então, pego travessas enormes, faço uma base fina de frutas e encho de farofinha para cobrir bem toda a travessa. Mas algumas pessoas preferem colocar em uma travessa mais funda com muita fruta e a farofinha em cima só para dar aquele toque final. Vai do seu gosto!

Deixe por 20 a 30 minutos no forno a 200 graus, até dourar. Se você fizer com maçã crua, diminua a temperatura do forno e deixe mais tempo, para que a fruta possa cozinhar.

Você pode servir quentinho ou frio. Eu adoro tirar do forno e já servir, com uma bola de sorvete de creme. Nhammm! Agora fiquei com vontade de comer! Mas a receita que eu fiz ontem non ecsiste mais! haha :)

Bon appétit!

2 comments:

Evelyn said...

Tem fotinhas? Parece que é bom hein! E além do mais qualquer desculpa pra comer fruta é válida!

Fuxicando Sobre Artes said...

estava aqui com um bolo no forno enquanto lia se blog, logo que vi essa receita, corri para a cozinha e voilà. não deu nem 5min e meu Crumble de bananas já está ao forno. Depois eu conto o resultado!

Minha experiência com o blog tbm já foi o bolinho na caneca! ótimo, todos aqui em casa adoraram.

a minha única dúvida foi saber a medida em colheres de 70g dos ingredientes. hehe