Monday, March 29, 2010

Molhos - Sugo

Responda rápido: macarrão vai com qual molho? Aposto que você pensou em molho sugo. Sim, sim. O sugo é o que todo mundo gosta. Vegetariano, russo, irmão mais novo enjoado. Até faquir deve curtir um suguinho de vez em quando. E a pergunta é: comofaz?

Se você pensou "É só colocar o Pomarola no macarrão e belezura.", ok. Tá perdoado porque eu também pensava assim. Mas, se você quiser fazer um sugo delicious, siga a receita que segue abaixo. Sabe o que mais? Dizem que os melhores cozinheiros são aqueles que sabem fazer bem receitas básicas. O sugo tá na lista, my dear friend. Vamos lá!

Sugo di Pomodoro


Ingredis:
- 1 kg de tomates (de preferência, tomatinho italiano)
- 1 xícara de extrato de tomate (para dar cor)
- 1 xícara de vinho tinto
- 1 bouquet garni (buquêzinho de tomilho, salsa e louro amarrados com um barbante)
- 1/2 ramo de manjericão desfolhado (tire as folhas e jogue o cabinho fora)
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- 1 cenoura pequena
- 1 ramo de salsão

- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Açúcar para quebrar a acidez


Modo de preparo:
Em primeiro lugar, retire a pele dos tomates. Para fazer isso, uma dica: tire o cabinho do tomate e faça um X com uma faca na parte de trás. Coloque uma panela com água no fogo alto. Quando estiver fervendo, coloque o tomate dentro e deixe por 15s. Retire e dê um choque térmico: coloque em uma tigela com gelo e água, ou água bem fria. Deixe até esfriar e interromper o cozimento. Puxe uma das pontinhas do X e seu tomate vai se descascar facilmente. ;) Agora é só tirar a semente e cortar em cubinhos.

Preguiça? Deixe a casca e as sementes ali e coloque o tomate no liquidificador. Só não seja tão preguiçoso e corte em uns 4 pedaços pra não estragar o seu liqui. haha

Coloque o tomate em uma panela com vinho tinto, extrato de tomate, folhinhas de manjericão e um bouquet garni (se não tiver, ok). Leve ao fogo médio e deixe ferver por aproximadamente 30 min. A polpa vai ficar no fundo da panela. E o caldinho vai ficar em cima.

Em outra panela, frite o alho com azeite de oliva até começar a dourar. Adicione cebola cortada em cubinhos beeeem pequenininhos (à brunoise). Frite um pouquinho e adicione salsão e cenoura super bem picados ou ralados ou moídos no liqui. Com uma concha, vá adicionando o caldo da outra panela aos poucos, até quase sobrar só os pedaços de tomate no fundo da primeira panela. Então, adicione os pedaços de tomate na 2a panela. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino.

Dica: a cenoura, a cebola e o salsão têm açúcar, então vão ajudar a quebrar a acidez so seu sugo. Se ainda estiver ácido depois de pronto, adicione um pouco de açúcar.

Voilà, seu sugo está pronto! Agora pegue aquele macarrão de pacotinho esperto e tasca-lhe na panela. Se você estiver mesmo realmente super disposto. Se já fez o sugo e ainda quiser fazer a massa do seu macarrão, aguarde uma receita que chegará em breve. ;)

Bon appétit!

6 comments:

Ju Guedes said...

essa receita "oficial" é uma delícia, mas no quesito "preguiça" não tem nada que ganhe de cebola, alho, tomate italiano enlatado, pimenta calabresa e manjericão fresco! é o que eu como quase toda noite, haha

como o jantar tailandês foi adiado, será que ainda tem um lugarzinho sobrando? :)

Máu-ri said...

incrível. Bonníssimo.

Bruno Real said...

minha dica para não usar açúcar nunca na correção de acidez do molho é usar maçã verde.... sim, maça verde, cortada em cubinhos.. depois é só bater no liquidificador ou deixar pedaçudo mesmo... fica tenso. ;)

BethChocolates said...

Vou fazer esse molho! confesso que os molhos que faço uso aqueles tomates pelados de lata que são bons. Mas essa sua receita deve dar um diferencial.

Fer said...

Oi Adorei as receitas, vou comecar a te seguir seja bem vinda no meu site tambem!!

Sara said...

Comida caseira é o alimento básico, eu acho que deveria haver opções em restaurantes onde você pode comer esses alimentos, como por exemplo, na Delivery Vila Mariana