Saturday, March 20, 2010

Sobremesas - Crema Catalana (variação de Crème Brûlée)

Segundo minhas pesquisas de satisfação, a sobremesa do Jantar Espanhol agradou muito. O melhor é que ela é super fácil de fazer! Duro mesmo foi fazer pra 60 pessoas. hehe Mas fora isso, é moleza!

A Crema Catalana é uma variação do Crème Brûlée, receita francesa. Brûlé em francês, significa queimado. A parte queimada do doce é no topo. Normalmente, se usa um maçarico para queimar o açúcar e formar uma casquinha de caramelo. Quebrar essa casquinha é muita alegria. A Amélie Poulain diz que é uma das coisas favoritas na vida dela. :) Bem, a parte queimada está nas duas receitas, a espanhola e a francesa. A diferença entre as duas é que a receita espanhola é feita com laranja, limão e canela. Dá um toque especial!

Vamos lá:

Crema Catalana
4 porções

Ingredis:

- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de leite
- 4 gemas de ovo
- 1 colher de sopa de Maizena
- 1 palito de canela (se você não encontrar, faça com canela em pó, mas com palito fica beeem melhor!)
- raspas de casca de 1/2 limão
- raspas de casca de 1/2 laranja

Modo de fazer:

Separe as gemas dos ovos e passe em uma peneira. É muito importante peneirar para retirar aquele branquinho que fica grudado na gema. É aquilo que deixa aquele gosto de ovão nas sobremesas com ovo. Melhor tirar para garantir que vai ficar gostoso!

Em uma batedeira, bata as gemas com 3/4 de xícara de açúcar. Adicione o palito de canela e as raspas de limão e laranja. Reserve. Em outro recipiente, dissolva a Maizena no leite. Junte as duas misturas em uma panela e deixe em fogo baixo. Mexa sempre! Assim que começar a engrossar, já desligue o fogo. Deixe esfriar e coloque em potinhos.

Para servir, você precisa fazer a casquinha de caramelo. Distribua o que restou de açúcar (1/4 de xícara) sobre as sobremesas já nos potinhos. Normalmente, usa-se um maçarico para cozinha. Mas imagino que vocês não tenham isso em casa! :) Uma solução é colocar os potinhos (tem que ser de vidro, metal ou cerâmica!) no forno. Coloque a grade do forno no mais alto possível, para aquecer mais a superfície do que o fundo dos potes. Você deve colocar em forno alto pré-aquecido. Deixe até que a cobertura comece a se caramelizar.

Você pode servir como quiser: quente, morno ou frio. Eu prefiro frio, mas você pode escolher!

Bon appétit! :D

5 comments:

Belita said...

têm aspecto de leite creme! que delicia

Brux said...

Aaai essa Crema Catalana é muitoooo ultra mega deliciosa! aiaiai, acho que vou fazer. hihihi =****

julia said...

outra dica que eu já vi por aí é usar a parte de trás de uma colher aquecida para formar a casquinha, mas nunca testei isso.

claro que depois você provavelmente perde a colher e tem que reservar uma só pra isso, haha

acho que indo ao forno a sobremesa esquenta um pouco, e o charme é justamente a sobremesa fresquinha com a casca um pouco aquecida :)

adoro o blog!

menna said...

تاتش
عزل اسطح عجمان
وتر بروف بعجمان

Unknown said...

high end replica bags u75 a0b38v9w20 high quality designer replica g58 b4b57x1j63 designer replica luggage e88 t5s52p5i41