Tuesday, March 2, 2010

Jantar Espanhol - Uma longa história

Ah, acabou! Foi a primeira coisa que eu pensei quando acabou. Bã!

Mas assim, quando me perguntaram o que eu tava sentindo, a primeira coisa que eu falei foi: alívio. E, depois, alegria, é claro. Mas o sentimento que me acompanhou na semana que antecedeu o jantar até o momento de ver todas as mesas servidas foi esse: ansiedade.

Não sei se eu é que sou meio ansiosa demais. Até tentei me controlar. Minhas amigas que foram cozinhar comigo, a @jaqueee e a @meninasol , falaram que eu até que tava bem controladinha.

Como foram os últimos momentos antes? Olha, correria total. Não almocei nem sábado nem domingo. Sexta-feira foi um caos. Era meu último dia de trabalho na agência de propaganda. Aí, imagina... Sem falar que eu tava fazendo dupla jornada nos 10 dias que antecederam o jantar. (Voilà o motivo porquê não tive tempo de postar nos últimos dias.) Tava um caco e tinha que fechar minhas últimas coisas antes de ir embora. Resultado: tive que ir acabar 2a de manhã. Mas até aí, tudo certo.

Sábado, acordei às 8h e fui em 5 mercados. Refiz meu orçamento. O que tinha feito antes não tinha todos os ingredientes, porque só fechei o cardápio 100% 10 dias antes do jantar. E tinha feito o orçamento antes do Carnaval. Comparei preços, fiz compras, guardei as compras, recebi as cadeiras e mesas alugadas e os frutos do mar. Arrumei o salão e olhei o relógio: 16h. Peraí, essa é a hora que eu entro na Banoffi. Sim. Corre, nega!

Domingo acordei às 8h de novo. Das 9h às 12h fazendo a sobremesa, CREMA CATALANA. Nunca separei tanta gema de clara na minha vida, foram 80. 13h cheguei no salão e comecei. Lavei toda a louça que seria usada, acabei de arrumar o salão. Chegou uma das amigas-cozinheiras. Começamos a picar as coisas: muuuito tomate pro GAZPACHO, e mais pepino, cebola e pimentão. Uma bateção no liquidificador. Depois, posto a receita.

Por falar em pimentão, o amarelo e o vermelho foram pro forno bezuntados em óleo. Por quê? Pra casquinha ficar quase queimada e soltar do pimentão. Assim, fica bem mais fácil tirar a pele. Nem sei se existe outra forma, na verdade... Aí, tem que ir abrindo o forno de tempos em tempos pra virar os leguminhos. Depois de descascados, cortamos em tirinhas pra enfeitar o FIDEUÀ (também usado para decorar paella).

Beleza. Chegou 2a amiga-cozinheira. Abrimos os vinhos, fizemos o suco, cortamos as frutas e bora fazer a mistura deliciosa que dá vida à SANGRIA! Nhammm!

Na hora de puxar (fritar, em cozinhês) os frutos do mar, veio o desespero: o fogão era horrível. Jesecler! 4 bocas com fogo muito, mas muito, baixo. Aquele panelão usou duas bocas. Mas o problema é: os frutos do mar não devem ficar muito tempo no fogo. Se ficar em fogo baixo, ele cozinha e aí fica borrachudo. Tem que jogar no fogo alto (alta-pressão, se possível) com óleo bem quente. Aí, ele doura, frita e fica crocante e gostoso. No momento aflição, liguei pro meu chefe, o Chef Vinícius, sous-chef da Banoffi. "Ah, Dani. Não tô fazendo nada. Vou aí te dar uma mão, então." Oba! Perfeito porque 2 amigas que iam ajudar não puderam de última hora. Aí, foi bem corridão!

Convidados começando a chegar e eu tinha esquecido de imprimir minha lista que separava as mesas. Ok. Os grupos vão se encontrar e sentar juntos. Haha! Volta pra cozinha pra acabar tudo e montar os pratos.

Gazpacho já estava pronto. As taças já estavam no freezer. Hora de tirar e finalizar. Serve com pepino em cubinhos e croutons. Uma folhinha de manjericão pra enfeitar. Amigos-garçons! Podem levar. Foi! Com meia-hora de atraso... :/

Já tinha fritado o fidelini no óleo, é só cozinhar bem rapidinho (porque é super fino!) com o caldo de peixe e açafrão. Deixa super al dente porque vai continuar cozinhando quando colocar os frutos do mar. Coloca no prato com os frutos do mar por cima, finaliza com pimentões em tiras e um tomate cereja cortado em formato de flor. Amigos-garçons! Podem levar. Foi!

Nessa hora, começou a chegar o segundo turno de convidados. Foi uma produção simultânea de mais entradas e finalização de sobremesas. A crema catalana já estava em taças no freezer. Foi só jogar um pouquinho de açúcar em cima e queimar com o maçarico pra fazer casquinha caramelizada. Amigos-garçons! Podem levar. Foi!

E foi indo junto também a Sangria. No começo, achei que não ia vender tudo. Fiz 13 jarras e só tinha vendido tipo 2. Mas ai, começamos a vender copos avulsos também. E foi chegando mais gente, uns foram repetindo, coisa e tal. Vendeu tudo e tivemos que fazer mais. Oba!

Entre um parágrafo e outro e um prato aqui e outro acolá, eu dava um pulinho no salão pra conversar 30 segundos em cada mesa. Super corrido! Gente, queria ter dado mais atenção pra vocês. Mas comida queima! Não podia deixar ela lá! hahaha

Foi só no final, na hora que o pessoal tava preenchendo a pesquisa de satisfação (posto os resultados aqui depois) que eu lembrei de tirar fotos. Sim, repeti a mesma gafe do jantar francês: esqueci das fotos! Não tirei nem foto dos pratos, que barbaridade! :P Mas tirei com os últimos convidados que ainda estavam lá. Sorte é que o jantar Espanhol vai ter 2a edição. E aí, vou contratar até uma equipe pra fotografar. haha

Obrigada a todos pela presença! Obrigada a quem teve paciência de ler todo o post com os relatos do meu 2o jantar. :) Vejam as fotos:


Tá vendo aquele ali de vermelho? Adivinha? Meu chefe! :)

Equipe de amigas-cozinheiras à la Tia da Cantina. haha

Cozinheiros e garçons. Olha o meu avental cheinho de açafrão. :P

Quando lembrei de tirar foto, chamei quem ainda tava no salão pra tirar junto. :)

2 comments:

Tati M said...

Sim mas cade as fotos do JANTAR? heheh

Germana Mathias said...

São todos lindos, mas kd as fotos da comida ?????