Thursday, February 11, 2010

Francesinha e Fácil - Gratin Dauphinois

A primeira vez que comi Gratin Dauphinois (leia grratã dofinoá) foi na França. Eu estava em férias com a minha “família” francesa, nos Alpes. Para ser mais específica, num chalé em Chamonix, com vista para o Montblanc. Nada como trabalhar de babá para uma família rica. ;)

A data? Era meu aniversário de 22 anos. Para comemorar, fomos todos, adultos e crianças, fazer uma randonnée (caminhada de aventura) nas montanhas. Que coisa mais linda! Na hora do almoço, fomos a um restaurante que ficava metade na montanha, metade suspenso na colina.

Vista linda, comida excelente com sabor e aroma fantásticos. Prato típico da região, o Gratin Dauphinois nada mais é que um gratinado de batatas deliciosamente bem elaborado.

Vamos à receita.

Gratin Dauphinois


Ingredis:

- 1 kg de batata
- 350 ml de leite
- 350 ml creme de leite
- 150g de parmesão ralado
- 3 dentes de alho
- 1 colher de manteiga (se não tiver, vai óleo mesmo)
- sal
- pimenta do reino
- noz moscada (se não tiver, ok)


Modo de preparo:
Batatas:
A única parte mais trabalhosa (mas nada difícil) é a de preparar as batatas. Depois de descascar tudo, corte-as em lâminas, que nem chips. Sabe Pringles? Assim, o mais fino que você conseguir. Se tiver um mandolim, pode usar. Uma daquelas máquinas do ShopTime, então, perfeito. Quando acabar, coloque tudo em uma travessa grande e rasa.

Molho:
Pique o alho e refogue. Misture com o leite, o creme de leite e 100g do queijo ralado. (Reserve 50g.) Adicione sal e pimenta do reino até pegar gostinho. Algumas pitadas de noz moscada para dar aquele sabor especial e pronto.

Despeje o molho sobre as batatas que estão na travessa. Cubra com o restante do queijo ralado e leve ao forno a 180º por 1h. Agora, é só esperar.


Como servir:
- Pode ser apenas o gratinado, mas capriche na porção.
- Com uma salada colorida e saborosa (folhas, tomate, cenoura, pepino etc).
- Com carne vermelha. Pode ser mignon, contra-filé, carne de porco, de carneiro. As you wish.

Bon appétit!

Receita dedicada aos amigos @decotelecoteco e Bruno Dala, que querem surpreender as namoradas com receitas fáceis e sofisticadas. :D

No comments: