Wednesday, February 10, 2010

News - Flores Comestíveis

No verão, adoro inovar. Fazer coisinhas leves e misturar ingredientes coloridos e com sabores distintos. Gosto muito de misturar frutas em pratos salgados. Dá a impressão que eu nem vou engordar por mais que coma um monte. :)

Esses dias, comi um prato delicioso num restaurante aqui em Curitiba. Era uma tilápia com molho de pimenta rosa e água de rosas! Nossa, que delícia. Deixa o prato suave, aveludado. Sem falar que o sabor de flores lembra seu aroma. Cria uma experiência perfeita!

Achei uma reportagem muito bacana sobre uma mulher que cultiva flores comestíveis em seu jardim. O vídeo tá em francês, por isso, traduzi resumidamente o que fala. Mesmo que vocês não entendam, vale a pena ver as imagens das flores. Mostra comidinhas com flores, etc. Sem falar que ouvir francês faz bem pros ouvidos, né?



Com 45 anos, Marylene Gros-Daillon largou seu emprego estressante de comerciante para cultivar flores.

Há 3 anos no ramo, ela possui 40 espécies de flor comestível em seu jardim. Essa é uma paixão que ela cultiva desde sua infância. Como toda criança, ela experimentava florzinhas, trevos etc.

Ela alega que podemos encontrar na Natureza tudo o que nosso corpo precisa para ficar saudável. Saladas, bolos ou mesmo pura, ela usa suas flores nas mais diversas receitas. Recentemente, lançou um livro para ensinar suas receitas e alertar sobre as flores venenosas.

As flores contêm diversas vitaminas e pró-vitaminas, que permitem assimilar as vitaminas. Por exemplo, se você comer um prato com folhas verdes, vai absorver aproximadamente 30% das vitaminas e do ferro. Mas se comer pétalas de flores junto, aumenta a absorção para de 60 a 70%.

Marylene vende suas flores a diversos restaurantes, por 12,50 euros cada bandejinha. Um desses restaurantes usa as pétalas para fazer manteiga de flores. O chef disse que escolheu esse tipo de ingrediente mais pela cor do que pelo sabor. Além disso, desperta a atenção dos clientes, que querem experimentar coisas novas. Os clientes que mais apreciam comer flores, adivinhem, são as mulheres. Acham super fresco e leve. E lindo!

Em breve, ela vai aumentar sua produção e começar a distribuir suas flores para chocolaterias. Já pensou que romântico receber flores com chocolate assim?

Olhem que lindo um prato com flores:

É uma receita da Elle francesa, de torradas com manteiga de flores. Vou testar. :)

No comments: