Thursday, February 11, 2010

Voilà - A vida e os milhos

Vamos imaginar que as pessoas são grãos de milho. Eu sou um grão de milho e você é um grão de milho.

Cada um de nós nasce em uma espiga diferente, em um pé diferente. Na hora da colheita e nos diversos momentos da vida, os milhos se encontram e se separam. Alguns têm diversos reencontros na hora da moagem. Outros se separam para sempre. Outros, por acaso ou por destino, ficam pra sempre juntos e acabam indo parar no mesmo pacote ou prateleira de mercado.

Cada milho/pessoa tem origens distintas nessa vida, e, por isso, tem características diversificadas. Por mais que os agricultores e as leis da sociedade tentem homogeneizar a população (de milhos), as diferenças são evidentes, e completamente necessárias.

Tem milho seco, tem milho (e homem) cozido. Milho pra ração, pra insumo. Tem milho importado, que viaja o mundo para ficar feliz. Milho que sobe na vida e vira prato fino. Tem milho que vira pamonha, papinha, pão e bolo. Tem milho que vira base para outras comidas, se transforma. E tem os milhos de pipoca.

Eu diria que o início da vida adulta já é dentro da panela. Tudo o que você estuda fica ali, cozinhando o seu cérebro/seu interior de milho. Sempre tem um que explode antes. Voa e ninguém mais vê. Alguns se perdem, alguns se salvam. Com o tempo, todos os milhos vão explodindo e virando belas pipocas. Pula um pra cada lado. Já experimentou fazer pipoca com a panela aberta?

A diferença entre os homens e os milhos é que os milhos não pensam. Claro que é melhor pensar. Mas já que não pensam, os milhos não sofrem, não têm ansiedade por explodir nessa vida, achar pra onde ir. Eles ficam ali, paradinhos, dançando conforme a panela sacode. Basta esperar o ponto. O grande momento. Esquenta, mira e vai.

Por isso, se o seu óleo tá esquentando, se joga! 

O meu acaba de me jogar para outra panela, uma ainda maior, lá do bistrôt Bella Banoffi. \ô/ - com chapéu de cozinheira.

1 comment:

Bruno Leite said...

Bela metáfora, Dani. E fico lisonjeado pela dedicatória. hehe =)

Beijooo.