Monday, February 8, 2010

Molhos Frios - Tártaro e Vinagrete Francês

O que seria das comidas se não fossem os molhos e condimentos, hein? É ótimo fazer molhos caseiros, só cuide pra não fazer muito porque estraga. Vou passar pra vocês receitinhas de 3 molhos. Mas sorry se eu pecar na quantidade, porque fiz um montão no restaurante.

O bom é que um molhinho desses salva a comida. Ficou meio sem gosto? Taca um molhinho em cima. haha Mas, pra isso funcionar, tem que fazer o molho direitinho. Vamos lá.


Tártaro


Ingredis:
- pepino em conserva
- cenoura
- cebola cristal em conserva
- maionese
- vinagre de álcool
- cebolinha

Modo de fazer:
Defina a quantidade de molho que você quer e faça na seguinte proporção: 1 punhado de pepino, idem cenoura e idem cebola cristal. 1/2 punhado de cebolinha. 2 punhados de maionese.

- Pique em cubinhos bem pequenininhos o pepino, a cebola cristal, a cebolinha e junte com a maionese. Em uma panela, adicione 1 copo de vinagre de álcool e 1/2 copo de água e ligue o fogo alto. Quando ferver, coloque a cenoura e deixe uns 5 minutinhos. Ela não precisa cozinhar, apenas amolecer um pouco e ficar macia. Retire do fogo e esfrie na água corrente. Junte com os outros ingredientes, misture tudo, adicione sal e pronto!

Como servir:
- O tártaro vai muito bem com carnes brancas. Principalmente peixes e frutos do mar em geral. Fica bom também com frango.


Vinagrete Francês


Ingredis:
- 1 colher de sopa de Mostarda de Dijon
- 1/2 copo de Vinagre Balsâmico
- 2 colheres de Óleo de Oliva
- 1 pitada de Sal
- Aproximadamente 1 colher de chá de Açúcar ou Mel

Modo de fazer:

- Misture a mostarda, o vinagre, o óleo e o sal. Para tirar a acidez do vinagre (não vai ficar doce!), adicione açúcar ou mel. Prefiro mel. :)

A mostarda de Dijon:


- Essa mostarda vem da cidade de Dijon, na Borgonha, França. É feita com mostardas moídas, vinho branco, vinagre, sal e ácido cítrico. Apesar de importada, não é cara! Aqui em Curitiba, comprei um vidrinho por R$6. E dura um tempão.

Como servir:
- Os franceses usam muito esse molho na salada de folhas verdes. Também vai muito bem com carnes frias. Outra forma muito gostosa de comer o Vinagrete Francês é com alcachofra cozida. Delicioso! Em breve, ensino a fazer.

Bon appétit!