Thursday, January 14, 2010

Dia 03 – Carnes e ervas – parte 1

Primeira lição, para não levar nenhum xingão: para fugir do galo de briga, se esconda debaixo da asa da galinha.

Por falar em galinha, aprendi a limpar coxa e sobrecoxa desossadas. Tem que virar o lado da pele pra baixo e tirar os restinhos de cartilagens. Dica: SINTA com as mãos o que você está cozinhando. Sem nojinho! Não precisa nem olhar, é só passar a mão sobre o frango que dá pra sentir onde tem partezinha dura.

Exercício: coloque em três potes farinha, açúcar e sal, separados em 3 potes. Coloque uma venda nos olhos e a mão no meio do pote. O desafio é tentar adivinhar qual é qual apenas sentindo com as mãos.

Falando em sentir, outro exercício é tentar “decorar” o peso das coisas. Explico: em um punhado, cabe um tanto de picanha. Veja qual é o peso que cabe na sua mão. Comece a sentir e saber o peso das coisas. Se quiser ler uma história engraçada sobre isso, clique aqui.

Essa picanha aí, pra caber em um punhado, teve que ser fatiada. Como? Sempre corte carne no sentido contrário da fibra da carne. Assim, ela fica mais macia. Pressione o pedaço de carne para ver como ela estica.

Não cortei a carne, mas cortei muito alho e muita cebola. Agora sim, aprendi a usar a faca que nem um chef maluco, mas muito mais devagar. Sempre que for picar legumes com formato arredondado, corte no meio antes, no sentido longitudinal, de forma a poder apoiar o lado cortado sobre a tábua. Bem mais fácil!

Além de picar o alho – que me deixou com os dedos fedendo até agora (aprendi que tenho que passar sabonete de inox nos dedos), piquei ervas. Manjericão, alecrim e sálvia. Não sabe qual é qual? Pegue uma folhinha de cada, amasse e sinta o cheiro. Depois coma um pedacinho, para aprender a diferenciar os sabores.

Essas ervas picadinhas, mais alho, sal e pimenta do reino são para temperar o frango. Antes de picar, tem que desfolhar, tirar o cabinho dos ramos de ervas. Aí, é só apertar as folhinhas e fazer trouxinhas para ficar mais fácil picar.

Prova de fogo: Bum! Acabou a luz. “Continua o que você tava fazendo.”. Picar ervas no escuro? Com vela, sim, senhor!


Outras anotações:

- Sempre tenha um pote para guardar o que picou e outro para guardar os lixinhos.

- Sempre termine tudo o que você começa. Não deixe nada largado e sujo na cozinha. Os outros cozinheiros (ou a sua família) agradecem.


Mesmo picando ervas no escuro:
Estou há 03 dias sem acidentes de trabalho.

No comments: