Wednesday, January 20, 2010

Dia 04 - Como organizar seu evento - parte 1

Depois de passar os últimos 03 dias planejando meu jantar francês, hoje era dia de estágio no restaurante. Relembrando o Dia 03 de estágio, lá fui eu cortar as carnes contra o sentido das fibras.

Dessa vez, foram 30kg de contra-filé, em noix (pedaços grandes desse tipo de carne) pra fatiar em pedaços de 180g. Lá pelo quilo 23, tive que aprender autodidaticamente a cortar carne com a mão esquerda. Meu indicador direito estava formigando e está dormindo até agora (juro!).

Entre uma fatia de carne e outra, comentei com meu chefe Sous Chef sobre meu evento. Ele quase caiu pra trás quando contei o cardápio X preço. Disse que ele cobraria uns 40. Mas como eu ainda não sou Sous Chef, não posso cobrar isso. - disse eu.

E como faz pra saber o valor certo para cobrar pro seu evento? Bem, é preciso começar a fazer orçamento pelo menos 1 semana antes. De um mercado ou açougue pro outro, o preço muda. E, para um jantar de 50 pessoas, cada centavo faz diferença.

Também é preciso calcular a quantidade de cada prato. Por exemplo, vou fazer risoto. Para cada pessoa, calcule 50g de arroz arbóreo cru. Cozido e com os outros ingredientes (queijos, creme de leite, etc etc) vai dar uns 120g, o que é mais que suficiente - considerando que outros pratos serão servidos juntos.

E refri? Assim como cerveja, refri de garrafinha dá pra pegar em consignação. O que não for usado, você devolve e não precisa pagar. O ideal é pegar 2 opções de bebida (Coca e Guaraná), para facilitar a sua vida.

É! Essa história de cozinhar pra galera - seja em um restaurante, seja em um evento ou jantar - é bem diferente de cozinhar pra sua família. Quando o jantar é pra poucas pessoas, não é preciso se preocupar tanto com orçamento. É muito mais fácil. Mas acho que eu acho o fácil fácil demais. Quero o difícil. Quanto será que será o máximo de pessoas pra quem vou cozinhar um dia? :)

Estou há 04 dias sem acidentes de trabalho.

1 comment:

Unknown said...

leal seu blog dani!
leal.
era isso mesmo que eu queria ter digitado. leal mesmo.
leal. mentira, era legal.
bjos beá