Tuesday, January 26, 2010

Como organizar seu evento – parte 4 - O Grande Dia

Acordei nervosa. E, mesmo contra a minha vontade, tive que voltar para o mercado, para comprar os ingredientes finais. Feito isso, corri pro Mercado Municipal para comprar folhas fresquinhas para servir de entrada.

O dia passou tranqüilo, cozinhando. Com boa companhia, fica muito mais fácil. Mãe, pai, amiga de infância e amigo que trabalha no restaurante da frente do restaurante aonde eu faço estágio.

O problema foi quando bateu 18h. O frio na barriga se espalhou por todas as extremidades do meu corpo. Comecei a suar frio, apesar do calor da cozinha. Tudo quase pronto, mas quase, não pronto.

O jantar estava marcado para às 19h. Mas, de qualquer maneira, não achava que fosse chegar alguém antes das 19h30. Doce engano. Às 18h50 chegou meu primeiro convidado. E assim sucessivamente. Mas, ao invés de ir servindo conforme os convidados chegavam, decidi esperar para servir tudo junto.

Às 20h, já eram 34 pessoas no salão e a comida estava pronta. Minhas amigas-garçonetes pediram para que todos se sentassem, pois eu iria servir. Doce engano [2]. Não me liguei que servir um jantar à La carte dava tanto trabalho assim. Visualize: um prato de entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Nesse meio tempo, outros 10 convidados chegaram, e no salão, 44 pessoas jantando. Isso sem contar na equipe de amigos, amigas e família que me ajudaram: 8 pessoas, que só jantaram beeem mais tarde.

As garçonetes


A auxiliar de cozinha


Os cozinheiros


Enfim, montar dezenas de pratos ao mesmo tempo é uma loucura. Imagine: põe alface lisa em 1 prato, 2, 3, 4, 5, ... 44! Alface roxa em 1, 2, 3... alface frisée em 1, 2, 3... fatias de pepino arranjadas em formato de sol em 1, 2, 3... Tomate cereja, queijo de cabra ralado e molho vinagrete (não o que se coloca em cachorro quente aqui no Brasil, um francês. Depois, ensino a fazer!).

Salada montada, todo mundo comendo. Hora de montar o prato principal. Tomates de um lado, risoto do outro, batata sauté do outro. Enfeita o tomate com uma folha de salsinha e o risoto com uma fatia de brie e amêndoas, joga cebolete em cima, limpa o prato e manda!


Prato principal: Tomate Farcie,
Risoto de Queijo Brie com Amêndoas e Batata Sauté




Enquanto todos jantavam, montamos a sobremesa: crepe de Nutella. Nham! Já havíamos fritado os crepes de tardezinha. Mas tivemos que dobrar e montar um por um. Loucura total!

Crepe voador :)



Conclusão: Não servir à La carte para mais de 20 pessoas de uma só vez. É loucura! Ou é Buffet ou é melhor servir conforme as pessoas chegam. Do jeito que foi, acabou atrasando bastante. Todos disseram que o jantar ficou uma delícia, tomara que não seja só pela amizade! Haha

Queria agradecer aqui a todos que foram. Foi muita alegria ver o salão cheio e todos comendo o jantarzinho preparado com tanto carinho.

Vejam o videozinho inicial de agradecimentos. Até me emocionei!



p.s.: Alguém tirou fotos do salão? Fiquei tão compenetrada na cozinha que esqueci! :P

6 comments:

Tati M said...

hahaha que da hora! Successo
Tati

Unknown said...

Amiga foi MARA!!!! A comida estava ótima e a companhia também!!!!
Minha mãe adorou seu blog hehehe!!!

beijos

Unknown said...

Que bonitinha hahahaha queria muito ter ido, mas tava viajando :( No próximo eu vou! Principalmente se for MEXICANO! ta aí a dica hahaha beijão Dani
Massa o blog e boa sorte na cozinha

Germana Mathias said...

Dani, PARABÉNS!
Você já é um sucesso!
No próximo, comece atendendo conforme a chegada, atender aos poucos é o sonho de todo chef!! Aproveite. Eu e Bruno ficamos no Hotel Centro Turístico Europeu, faz uns 3 anos. Tivemos a oportunidade de visitar a cozinha, visitar uma aula e eu nem imagnava que conseguiria mudar a minha vida assim. Hoje sou FELIZ com as minhas panelas, como você!! PARABÉNS. Você conseguiu, agora tenho mais um motivo para voltar a Curitiba.

Rodolfo. said...

Aahhohmmmmnnssff...

Daniele Lieuthier said...

Muito obrigada pelo apoio, gente!

Stella, fale pra sua mãe seguir sempre! Salve nos favoritos. hehehe

Gui, programarei um Mexicano mais pra frente. O próximo será Espanhol. :)

Germana, brigadão pelo apoio! Quando você vier pra cá, vamos cozinhar juntas! :D

Rodi, hfadlfhsauh. haha

Beijos!