Monday, January 11, 2010

A história.

Tudo começou há um tempo atrás, com uma receita daquelas de mãe pra filha. Não me recordo da data, mas com certeza, eu namorava na época. O prato? Especialidade da mamãe: empadão de frango. Todo ex passou pela prova "Vem almoçar aqui em casa e conhecer meus pais!". O desafio com certeza não era conhecer a sogra. O grande teste era provar o empadão de frango - ou "empadão de bacalhau", sem peixe mas com sal, apelido dado carinhosamente pelo meu pai.

Fui para a França, terra onde se come e bebe muito bem. Cuidava de duas criancinhas enquanto a mamãe deles passeava com as amigas no shopping ou cozinhava para elas. Grande Claire! Me ensinou os Tomates Farcies, Gratin Dauphinois e às vezes até trocava comigo: eu cozinhava e ela cuidava dos bebês.

Um ano - e muitos jantares da Claire - depois, o amor já tinha acontecido. Me apaixonei pela culinária francesa. Mas foi só voltar pro Brasil e lembrar do escondidinho de aipim com carne seca que eu lembrei como é bom comer na própria terrinha. Comida pesada - como dizem os franceses - mas deliciosa!

Um belo dia fui ao cinema ver Julie & Julia. Não viu? Corra! Resumindo bem: Uma americana, Julia Child, vai para a França e aprende a cozinhar lá. Super me reconheci até aí. Então, ela vira uma chef conceituadíssima, com livros publicados e tudo o que tem direito. Julie Powell, uma jornalista frustrada, resolve cozinhar todas as receitas do livro da Julia e contar tudo num blog. Voilà. Olha eu aí de novo. Mais ou menos assim.

Ainda não li o livro da Julia nem o blog da Julie, e o meu não vai ser sobre isso. Hoje comecei estágio na cozinha de um bistrot. E assim começam as aventuras de uma publicitária hiperativa na cozinha.

5 comments:

Unknown said...

Sorte nossa. Quando sai um jantar para os amigos?

Daniele Lieuthier said...

Combinemos um final de semana. Mas deixa eu aprender mais pra ficar melhor. :)
Besos

Rodolfo. said...

Desejo o sucesso de Julia e a disciplina de Julie, hehehe!...

Bruno Leite said...

escondidinho? jacobina quando?

cena said...

click to read morehave a peek at these guys my review heresite link get redirected heretry this