Sunday, January 17, 2010

Mc? BK? Não. Hamburguer, do it yourself!

Sábado de manhã, ninguém em casa pra almoçar. Melhor não fazer muita coisa pra não sobrar. Que tal algo que dê pra congelar caso sobre? Hambúrguer? Hambúrguer!

Mas e aí? Eu nunca tinha feito hamburguer na vida. So what? Gente, cozinhar não é difícil. Se você tem vontade, pega uma receita e manda bala. Uso bastante o www.tudogostoso.com.br. As receitas que eu pego de lá costumam dar bem certinho.

Peguei essa aqui (clique no link): Carne de hambúrguer rústica. De 0 a 10, dificuldade 1. Podem fazer seguindo essa receita aí. Vai, coragem! Todo mundo pode cozinhar.

O que vai com o hambúrguer você é que inventa. Abra a geladeira, veja o que tem e tente pensar quais ingredientes combinam entre si. Vamos lá, criatividade! Da minha geladeira, peguei cenoura, tomate cereja, shoyu e rúcula. Para refogar os legumes no shoyu, peguei a mesma panela onde eu fritei a carne. Por quê? O queimadinho que fica na panela vai dar gostinho de carne pra próxima coisa que eu for fritar. Ótemo!

Rale a cenoura e corte o tomate cereja no meio. Na panela, um pouco de shoyu. Aí, coloque a cenoura e o tomate pra refogar um pouquinho e pegar o gostinho do shoyu. Pode tirar o excesso de shoyu e usar só o que ficou nos legumes.

Prontinho. Agora é só montar o sanduba. Pão, maionese, hambúrguer caseiro (nham!), queijo (pra derreter em cima do hambúrguer quentinho), cenoura e tomate com shoyu e rúcula. Ficou uma delícia! Hambúrguer pedaçudo é o que há.

Ainda aproveitei pra congelar o restante da carne que eu não comi. Preparei os hambúrgueres também mas não fritei. Congelei cru. Regrinha: você só pode congelar a carne se tiver comprado fresca. Nada de recongelar o que você já descongelou uma vez.

Só não tirei foto porque montei o sanduíche correndo. Não deu pra fazer uma mega produção à la McDonald's. Tava atrasada pra cozinhar um jantar pra 120 pessoas. Isso mesmo! O primeiro jantar que eu fiz para mais de 20 pessoas. De 20 pra 120. Pura aventura. Amanhã, no blog, posto a receita, fotos, dicas e detalhes. Aguarde com água na boca.

7 comments:

CARO REBELLO said...

Dani! Eu faço o hamburguer bem parecido com esse do tudogostoso, a diferença é que uso pão seco triturado, a boa e velha farinha de rosca, ao inves de farinha de trigo! :) ah e uma coisa q faço tb, qnd não há muito tempo pra cortar os temperos: coloco um saquinho de sopa de cebola, dessas prontas, da Maggi mesmo, e misturo com a carne, o ovo e a farinha de rosca, e claro, uma pitada de pimenta do reino tb!
amei o blog!
precisamos combinar de cozinhar juntas!
:D

Daniele Lieuthier said...

Ótima dica, Caro! Vou experimentar fazer assim na próxima vez. Meus hambúrgueres que tinham sobrado viraram almôndegas em um molho ao sugo pra um almoço rápido hoje.

Também dá pra misturar com a carne outro tipo de carne, tipo bacon ou linguiça blumenau picadinha.

Combinaremos de cozinhar, companheira chef! :D
Beijos!

Fi said...

po dani, posta a foto do rango quando cozinhar. =)

belo blog.

Fi said...

po dani, posta a foto do rango quando cozinhar. =)

belo blog.

eduardoprox said...

Dani! BEm legal. Vou arriscar um Hamburger caseiro fim de semana!

Daniele Lieuthier said...

Vai lá, Dudu! Qualquer coisa , me liga que eu tiro dúvidas. SAC 24horas hahaha O problema é que, como o meu foi roubado, eu não tenho celular ainda hahaha
Boa sorte, dudu!

Unknown said...

we can not deny that junk food can be delicious and catch our attention specially when we go out with some relatives or friends. But the junk food can be harmful for our welfare or health, resulting in a obesity or even affecting our sexual development. So the relation ships are affected too. We need to change eating habits,start exercising frequently and if you have erectil dysfunctions the better alternative could be buy viagra. But the most important thing is take care our health.