Tuesday, February 2, 2010

Tradicionais - Risoto

Close do prato que servi no Jantar Francês. Coloco outra foto em breve.

Não sei quem espalhou a ideia de que é difícil fazer risoto. Talvez seja porque o prato é tão bom que ninguém acredita que possa fazer igual. Balela! Antes de virar "cozinheira", achava que risoto pra fazer em casa era só aqueles que a mãe faz com sobra de arroz + sobra de frango + molho de tomate. Pura ilusão. É fácil! Veja lá.

Pensa em arroz. Ok. Fácil, não? (Em breve, vou colocar vídeo-receita, para quem não souber fazer direitinho.) O risoto é cozido quase como o arroz. Muito simples, mesmo. O que deixa ele tão gostoso são os acompanhamentos que você coloca no final do preparo.

Vamos lá. A primeira grande diferença entre arroz e risoto é que o arroz deve ser cozido com água fervente e o risoto, com caldo de legumes fervente.


Caldo de Legumes (mirepoix, leia "mirepoá")*

Ingredis:
- 1 cebola
- 1 cenouras
- 1 talo médio de alho poró

Corte grosseiramente os legumes, coloque numa panela com água e aguarde a fervura.
*Para facilitar sua vida: faça o caldo com água e um tablete de caldo de legumes. Simples!

Essa receita é a do caldo de legumes tradicional, mirepoix. Mas, você não precisa sair de casa de madrugada pra comprar alho poró se não tiver em casa. Substitua os legumes, sem problemas. Você também pode colocar brócolis, couve-flor etc.

Uma sugestão do Bruno Real: "Você também pode fazer caldo com o Bouquet Garni. Faz um amarradinho de temperos frescos como salsinha, louro, tomilho - amarra eles com um barbante. E joga na água do caldo. Usamos muito o bouquet garni no caldo de carne, peixe e frango."

Do it your way! Ok, agora deixa o caldo ali e vamos ao risoto.


Risoto (6 pessoas)

Ingredis:
- 400g de arroz Arbóreo
- 1 copo de vinho branco seco (não me vá colocar um suave que fica doce! ;) )
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 cebola média cortada em cubinhos
- Caldo de Legumes (esse você já sabe fazer! \o/ )

Derreta a margarina na panela, adicione a cebola e frite até ela murchar (não espere dourar, pra não manchar o risotinho). Adicione o arroz arbóreo e dê uma fritadinha. Quando começar a secar, adicione o vinho branco. (Se não tiver, ok.) Espere secar. Adicione uma concha de caldo de legumes. Espere secar. Repita o procedimento até que o arroz esteja cozido. Pode deixar um pouco al dente, pois até você colocar os outros ingredientes e servir, ele vai continuar cozinhando ali.

Ok, seu risoto está pronto. E agora, vai fazer risoto do quê? Vou colocar aqui a receita que fiz no meu jantar francês. Mas solte a imaginação!

Risoto de Queijo Brie e Amêndoas

(Viu! Foi só colocar dois nomes de ingredientes requintados que já parece que o risoto é super delicioso.)

Ingredis:
- 100g de amêndoas
- 200g de queijo brie

Pique as amêndoas e coloque numa frigideira com apenas um fio de óleo. Deixe tostar um pouquinho. Coloque dentro do risoto já cozido. Vá adicionando pedaços do queijo brie aos poucos. Conforme você for mexendo o risoto, o queijo vai derretendo.

Para finalizar, adicione sal a gosto. Voilà! Bon appétit!


Dicas úteis:

- Memorize a última frase da receita: "Para finalizar, adicione sal a gosto. Salgue QUALQUER comida sempre no final, ok?

- Procure usar sempre manteiga sem sal. O sal da sua comida você mede no final, não precisa do sal da manteiga. Já a manteiga com sal pode salgar demais sua comida.

- Frite sempre o alho antes da cebola. Por quê? Quando você frita cebola, ela solta água. Se você colocar o alho depois, ele vai cozinhar e não fritar. E não é isso que queremos, normalmente. Por isso, frite o alho antes. Como a fritura é rápida, quando você colocar a cebola, vai cortar o processo e fica tudo lindo.

4 comments:

Daiana Lopes said...

que lindo! e ainda nao tem carne.. vou tentar!!
Beijo da Daia

Bruno Real said...

meu preferido ainda é o risoto com gorgonzola e nozes. mata o véio! :)

tá delícia o blog Dani, go go go!

rsavio said...

Valeu muito bom! Se vc quiser te envio várias receitas que eu tenho, umas peguei por aí e outras vou criando...

slono said...

check over here dolabuy More Info replica bags china Homepage Balenciaga Dolabuy