Saturday, January 23, 2010

Como organizar seu evento - parte 2 - Organização e Orçamento

Aprenda com seus próprios erros. A gente aprende com a experiência proporcionada pela inexperiência. Yes!

Primeiro grande erro: prazo. Já tenho um pouco de problema com horário na minha vida. Mas, pra organizar um evento, você precisa se organizar se não quiser fiquei louca e com olheiras que nem eu fiquei nesses últimos 3 dias. Como? Ora, peça confirmação 4 dias antes, e não 2. Aí, tem tempo para quem não confirmou mudar de ideia antes de você ter comprado os ingredientes.

Outro grande erro: chutômetro. NOOOOT! Não faça isso, pelamor. Nada de cobrar um valor de jantar sem ter feito orçamento antes.

Como se organizar?
1- Liste todas as receitas que vai cozinhar.
2- Liste os ingredientes (dica: separe mais ou menos por tipo de alimento: grãos, legumes, enlatados, bebidas, frios etc. Assim, você não fica que nem uma barata tonta no mercado que nem eu fiquei. haha).
3- Faça uma tabela com os ingredientes. Do lado de cada um, deixe uns três quadrinhos em branco, cada coluna será para um mercado diferente.
4- Vá a 2 ou 3 mercados e anote o preço de cada ingrediente em cada mercado. (!!! Faça isso pelo menos 4 dias antes do evento. E não no mesmo dia de fazer compras, que nem eu fiz. :S )
5- Faça uma nova tabela, apenas com o valor mais baixo (veja se vale a pena o custo-benefício. Ex: O tomate é mais barato no mercado X. No mercado Y, é mais caro, mas é mais bonito. Veja o que vale mais a pena.)
6- Veja quanto vai te custar o jantar (se você souber fazer a fórmula de multiplicação no excel, ajuda bastante! Postarei uma tabela padrão para orçamento, em breve!)
7- Para saber o preço de custo por pessoa, divida esse valor total pelo número de convidados
8- Decida qual valor você vai cobrar por pessoa. Pense no trabalho que você vai ter na cozinha, decoração. Estime o número de horas para facilitar.

Voilà! Seu orçamento está pronto. Você pode convidar as pessoas sem medo de levar prejú!

Como já disse, na minha inexperiência, fiz tudo ao contrário. Deixei pra última hora (complicado organizar um evento se você tem 2 empregos durante a semana o.O) e não fiz esse orçamento que eu contei pra vocês. Mas e por quê, se eu sei fazer? Porque eu não sabia. As 10 horas que eu passei no mercado hoje me ajudaram a refletir sobre tudo o que eu deveria ter feito. ;) Sim, fiquei das 11h às 21h em três mercados diferentes, com apenas 2h de intervalo. Loucura, loucura, loucura. Não cometa o mesmo erro que eu, programe-se!

Dicas:

- Chame uma amiga ou outra boa companhia pra passear no mercado com você. Ajuda a passar o tempo. Se ela entender de culinária, então, maravilha!

- Nunca mais na sua vida faça compras sem dar uma olhada no preço antes. A diferença de preços entre um mercado e outro é gritante. Chega a dar até 1 real ou mais em verduras, sucos e pães.

- De olho nas ofertas. Aqueles cartazes amarelos gigantes estão lá para serem olhados. Aproveite, eles vão te ajudar.

- Não vá de salto alto. (Essa bobagem eu não fiz. Mas, vai que...)

6 comments:

Germana Mathias said...

Olá! Sou nova aqui no pedaço, mas depois de trabalhar algum tempo com eventos queria te dar uma dica importantíssima. Fornecedor é tudo!! Faça essa avaliação entre os mercados, mas não deixe de olhar para os verdureiros, "quitandas", centrais de abastecimento, aqui no Rio temos a CADEG (Central de Abastecimento do Estado da Guanabara), sim é velho, mas aí em Curitiba fui a um dos mais simpáticos "mercados municipais" da minha vida!! Estreitar laços com o fornecedor sempre é bom para ter o melhor tratamento, preços e produtos!! Beijos e boa sorte na empreitada!!! Com carinho Germana

João Mario said...

Interessante seu blog, têm infomações bem legais para nós apaixonados pela gastronomia.

Estou seguindo.

Um abraço
João Mario
http://picadinhodebacana.blogspot.com

Daniele Lieuthier said...

Muito obrigada pela dica, Germana! Excelente trocar experiências! :) Veja no post de hoje, coloquei a sua dica!!

Beijo grande!

Daniele Lieuthier said...

Obrigada, João Mario!
Muito bacana seu blog também. As fotos são lindas. É você mesmo que tira? Tô seguindo! :D

Beijos!

Juliana said...

Oi Daniii! Super seu blog (en français même ;)
Vc é muito criativa!
Talvez vc já saiba, mas o Disque Economia da Prefeitura, pela internet ou tel é uma mão na roda pra pesquisa de preço!
http://www.curitiba.pr.gov.br/publico/secretaria.aspx?idf=51&servico=9
beijão!!

Anonymous said...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Queres ganar dinero desde tu casa y buscas informacion[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor guia en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]