Monday, January 18, 2010

Prazer, Garfield.

Desde pequena, eu e o Garfield temos muito em comum. Não sou preguiçosa, mas adoooro dormir e meu prato preferido é o mesmo do felino.

Juro que até 1 ano atrás achava que lasanha era um prato complicado de se fazer. Mas não! A não ser que você queira fazer a massa, é super simples. E delicioso!

A base para qualquer lasanha é o molho branco. Se você souber fazer molho branco, você sabe fazer lasanha. Então, vamos lá. A primeira parte da preparação é o que chamamos de "roux" (leia "ru"; aquele do post "Dia 01").

Ingredientes:
- 100g de manteiga com sal
- 200g de farinha de trigo.
- aproximadamente 400ml de leite morno/quente
- sal, pimenta do reino e noz moscada

Derreta a manteiga em fogo baixo, para não queimar. Desligue o fogo e vá adicionando farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo. Se você tiver um fouet, use. Senão, pode ser com colher de pau normalzinha. Você vai mexendo até que a mistura fique com a consistência parecida com areia molhada. Esse é o "roux". Feito isso, adicione leite aos poucos, sempre mexendo, até ficar cremoso. Para temperar, adicione sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Se não tiver pimenta e noz moscada, tempere só com sal mesmo. Facílimo. Não tem desculpa.

Apenas com o molho branco, você pode fazer uma lasanha. Na base, sempre vai o molho. Aí intercala: molho, massa, queijo, molho, massa, queijo e assim por diante. O topo sempre termina com molho branco coberto por queijo ralado. Vai ao forno pré-aquecido por entre 20 e 30 minutos, no fogo baixo.

Outro recheio fácil é o de bolonhesa. Quer ousar? Você pode combinar dois queijos, como parmesão e gorgonzola, por exemplo. Quer ousar mais? Tente fazer essa lasanha do vídeo abaixo. Lasanha de abobrinha e bolonhesa. Foi o meu primeiro vídeo culinário (feito pro trainee da Unilever). Mais vídeos estão por vir. Aguarde. ;)



Posso não ter passado no trainee da Unilever. Mas tô me divertindo pacas com essa história toda de culinária. Espero que vocês também estejam. :)

4 comments:

Lidiane Vasconcelos said...

Oi, Dani!
Você me achou no Twitter e eu te achei aqui. Rá!
E eu achei isso o máximo. Sabe que é a primeira vez que vejo um blog de culinária, assim de gente como a gente (como você) onde há vídeos no post. Achei muito bom porque para quem não sabe cozinhar, como eu, é "superultramega" didático! Perfeito!!! Obrigada! :D

Paulinha said...

Priima, adorei o seu video! Pena que nao sou fã de abobrinha, hihihi.
senao até tentava fzer!
bisous

Daniele Lieuthier said...

Oi, Lidiane! Puxa, que bom que você gostou! Fico muito feliz de poder compartilhar o pouco que sei e "ensinar" o pessoal a cozinhar. Vai acompanhando as dicas! Vou tentar postar vídeos meus 1x/semana e vídeos dos outros mais vezes...
Continue acompanhando! :) E me conte das receitas que você fizer!
Beijo grande!

Daniele Lieuthier said...

Ah, Paulinha!
É só fazer a receita SEM abobrinha. Você faz assim:
molho branco (fundo), massa, bolonhesa, queijo, massa, branco, massa, bolonhesa, queijo e assim por diante. Faz quantas camadas der. Na camada do topo, cobre com molho branco e queijo ralado. ;)
Bon appétit!
Bisous